Post new topic Reply to topic  [ 13 posts ] 
Nightmare Passo a Passo (Modos de cor no Photoshop) 
Author Message
Iniciante

Post Nightmare Passo a Passo (Modos de cor no Photoshop)
Olá amiguinhos!

Esses dias notei que precisava praticar desenhar mais animais.. Então procurei por referências de cavalo e me coloquei a estudar, meio por alto.

Com o decorrer do estudo, eu me lembrei que a havia feito um passo-a-passo de um raptor que eu havia desenhado, e lembrei que ainda estava devendo explicar porque algumas das coisas que eu fiz naquele desenho complicaram minha vida. Aproveitei que estava apenas começando, e desenvolvi o resto do estudo com este passo-a-passo em mente.

Não é exatamente um tutorial, mas algumas dicas e pensamentos sobre como conduzir um trabalho rápido e fácil de ser editado mais tarde - e afinal, era apenas um estudo, então tem essa cara de rabisco! =)

Claro, não lembro de onde eu peguei a foto de referência - foi em um dos cantos obscuros do DA, mas o usuario não existe mais, então fico devendo o crédito da foto original.

1.
Image

1. Começamos, claro, pelo começo. Imagem branca, com minha referencia no cantinho da própria imagem pra facilitar minha vida. Desta vez eu me lembro de fazer o rabisco em um layer separado do fundo, me preocupando com proporçoes e balanço da imagem. Eu desenhei errado, precisei girar a imagem pra que ela alinhasse no eixo horizontal, mas nada muito complicado no photosop (usei crtl+t, o transform, apenas no layer do esboço).

2.
Image

2. Com meu esboço com as principais formas definidas, eu começo a me preocupar com o sombreado. Assim como a foto original, eu queria que o cavalo parecesse reluzente, brilhante. E claro, eu jamais conseguiria esse contraste em um fundo claro. Então fui até o layer background e escureci um tanto. Me preocupei para que ele ficasse um pouco abaixo do cinza 50%, pro efeito ficar legal. O esboço ficou meio sumido, mas era só um esboço mesmo, não queria que os traços interferissem no sombreado.

3.
Image

3. Com atenção redobrada para fazer o sombreado em um layer separado do esboço, eu trabalho nas sombras e nas luzes, trabalhando os meios tons. Dái nem tem muito o que explicar. Não mexi muito na iluminação, apenas usei a foto de referência. Quando terminei, tirei a visibilidade do layer do esboço, deixando ele guardado apenas para referência (e pra montar este tutorial depois - não é preciso guardar ele de verdade).

4.
Image

4.4. Hm! Aqui a coisa começa a ficar interessante. Com o sombreado em um nível aceitável, eu posso brincar um pouco com as cores, e terminar de fazer o cavalo destacar do fundo. Pra isso, eu crio um layer entre o layer de sombreado e o layer e fundo... Mas antes de começar a diversão, uma explicação básica.

Todos vocês com certeza já usam os modos do photoshop, provavelmente o multiply, o screen, e algum tipo de dodge, mas nunca muito mais do que isso, certo?

Bem, pra quem não conhece ainda, uma explicação sobre o modos:
Multiply: ele escure as coisas abaixo dele, normalmente sendo usado pra sombras. Uma vez que ele só escurece, nunca clareia, a cor branca 100% é sempre ignorada pelo multiply.
Screen: o oposto do multiply. Esse modo clareia as coisas abaixo do layer em questão, e é muito usado para jogar luz e fazer brilhos em geral, como magias. Assim como o multiply ignora o branco, o modo screen ignora o preto.

Mas e o modo overlay, alguém ai usa? Então. O overlay é um híbrido entre o screen e o multiply - ele clareia *E* escurece ao mesmo tempo. As vezes ele parece meio fora de controle, mas é só uma questão de você entender o q ele ignora: o meio tom. Ele ignora, por exemplo, o cinza 50%! O que torna ele ótimo pra você usar fotos como textura, por exemplo, sem precisar criar um layer pras sombras e outro pras luzes.

E esse é exatamente o caso que temos aqui: eu tenho um layer com as sombras e as luzes do cavalo. Então, antes de começar a mexer com cor, eu coloco o layer do sombreado em modo overlay. E para ter certeza que eu não vou colocar cor no layer errado, eu protejo esse layer contra pintura (vide imagem).

Depois disso, é só ir no layer entre o fundo e o sombreado e tacar cor, sem se preocupar com modo nem nada =) Eu usei uns marrons e uns verdes dessaturados nas sombras, e um ciano bem claro pra realçar a luz. Nem ficou tão ruim! =D E deu bastante destaque, agora ele realmente faz contraste com o fundo.

5.
Image

5. O layer das cores fica bem estranho - ele não tem nenhuma informação de volume. Dá só uma olhada...

6.
Image

6. Mas enfim. Claro que dá pra fazer muito mais coisa aqui né? Já que eu toquei no assunto de modos, vamos ver o que mais dá pra fazer sem complicar muito =)

Antes de começar a editar, para não perder o trabalho, eu duplico o layer de cores, tiro a visibilidade do original e começo a trabalhar no novo.

Então começo a colocar as pernas dele mais "quentes" hehehe. Não usei nada demais aqui, apenas laranja e amarelo direto no layer das cores.

7.
Image

7. Acima de todos os layers, crio um layer em modo linear dodge - ele é parecido com o modo screen, servindo para clarear as coisas, mas ele é mais agressivo, aumentando muito a saturação das cores abaixo dele. Se você usar cores muito claras aqui, você rapidamente chega no branco. Então use com cuidado...

Entao eu pego um laranja bem saturado, mas não muito claro (algo tipo um #f0af15 - só copiar esse valor pro campo bem embaixo lá no color picker do photoshop), e, neste layer em linear dodge, coloco o pincel em linear dodge também, e faço umas manchas. Ficou meio exagerado, mas não acho que vá matar ninguem =D Depois disso, eu pego o smudge clássico do photshop, com a sensibilidade a pressão controlando o strength, um pincel redondo com hardness em 100%, e dou umas puxadas pro efeito ficar melhorzinho. Não vou mexer muito porque não quero perder muito tempo com isso, mas leve o tempo que quiser. Quanto mais você trabalhar, melhor vai ficar.

Uma nota é que eu não usei muito vermelho direto aqui. Normalmente o vermelho em linear dodge fica um rosa estranho, e não costuma ajudar no efeito.

8.
Image

8. Então.. tá na hora de ajeitar essa falta de vermelho. Alias, alguém já tinha visto um nightmare branco? Hora de arrumar isso também.

Eu crio um layer embaixo do layer do sombreado, mas em cima do layer das cores originais, e coloco o pincel em modo normal denovo. E vamos lá! Pego um vermelho mais puxado pro vinho do que pro vermelho, e faço umas manchas logo atrás do layer com o fogo. Dá uma melhorada considerável né? Também dá pra usar o smduge aqui, mas tá quase na hora de ir dormir =) Então retoquei só um pouquinho.

Resolvido o problema das patas, começo a escurecer o cavalo todo. Uso uns tons de azul pra criar um pouco mais de contraste com o vermelho/laranja do foto - e um pouco de vermelho no focinho. E roxo pra fazer o intermediário. E não esqueça da luz que o fogo projeta no próprio corpo do cavalo hein!

9.
Image

9. Ficou legal, mas ele perdeu boa parte da sensação de volume que tinha antes, não é? Então, eu experimento colocar esse novo layer de cor em modo hard light - e o layer de cor original aparece por baixo, acetuando o azul da luz, e colocando uns tons mais de terra na pata. Melhor!

Assim como o modo linear dodge é um screen mais agressivo, o hard light pode ser encarado como um overlay mais agressivo também. Quem usa muito esse modo é o Nebezial, e ele vive dando dicas de onde esse modo facilita nossa vida. Dá uma olhada nos desenhos dele em http://nebezial.deviantart.com , vale a pena. Ele também tem uns tutorais no CGtalk, depois eu procuro os links e coloco aqui.

Encerrando, usar bem os layers e os modos do photoshop poupa muito trabalho, principalmente quando você está fazendo estudos rápidos de cor e luz/sombra. A gente tem que tomar cuidado pra não desaprender a fazer esses efeitos sem a ajuda dos modos também, claro, e tem que tomar cuidado pra não abusar. Muitas vezes saturação e contraste em excesso fica simplesmente tosco. O segredo é sempre ter muito cuidado e capricho com o que você está fazendo!

Esse tutorial vai com carinho pra Gisa, que disse que não sabia pra que serviam esses estudos em preto e branco... Então, eles tem algumas outras finalidades além de aumentar a percepção de volume =) Espero que você goste. Força menina!

06 Jun 2007, 00:12
Profile WWW
Moderadores

Excelente tutorial, Sula! Acabei de transferí-lo para a sala dos tutos. Ele mostra muita coisa sobre os modos de mesclagem das camadas que eu não sabia.

06 Jun 2007, 00:24
Profile E-mail WWW
Moderadores

Certamente vai esclarecer as dúvidas de muita gente!

06 Jun 2007, 16:09
Profile
Iniciante

Moderadores ^^ estou pensando em disponibilizar o PSD com os layers pro pessoal. Alguma ideia de onde eu posso hostear? tem um pouco mais de 5 megas.

06 Jun 2007, 19:47
Profile WWW
Site Admin

Pode enviar pra mim que eu hospedo aqui no servidor da Central
contato@arashiro.com.br

06 Jun 2007, 21:01
Profile WWW

Sim deu pra ver ke perdeu um taintico de profundidade,mas esta muito legal
Eu gostei das cores de tudo so axei a pose me incomodando um pouco (num liga ke eu sou meio chatinho)
Mas eu aprendi mta coisa k num sabia

07 Jun 2007, 13:06
Profile
Master

brincadeira!!!!!
:o :eek: :shock:

- Espere com paciência, aja com rapidez. central_gargalhada

07 Jun 2007, 13:41
Profile E-mail ICQ WWW
Iniciante

eu quero esse PSD

brincadeira!!!!!
:o :eek: :shock:

Haha que nada ^^
Já mandei o psd pro PC, to esperando a resposta dele :)

Tecnic, no que a pose te incomodou?

07 Jun 2007, 19:43
Profile WWW
Moderadores

Só um comentário! Tu és muito talentosa, Sula! Parabéns! :wink:

DIÁRIO DO CARTUMAN

"Segundo Howard Pyle, o avô da ilustração americana, você precisa fazer o rascunho de uma cena de 50 jeitos e se imaginar como parte dela, e não só como um observador. Fazemos isso desde a nossa infância".

07 Jun 2007, 20:12
Profile WWW
Site Admin

>> CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

07 Jun 2007, 23:30
Profile WWW
Veterano

poutz tu é mt sinistra!!!!!!! :o :o :o :eek:

http://heitors.deviantart.com/

07 Jun 2007, 23:48
Profile
Iniciante

Espero que gostem gente. E vou estar aqui pra trocar uma ideia se quiserem tb. Entao mandem brasa =)

08 Jun 2007, 01:44
Profile WWW
Moderadores

Muito obrigada por disponibilizar o arquivo, Sula! :-D

[editado] Já fiz uns dois estudos a partir deste seu tutorial. Veja no meu SB. :-D

08 Jun 2007, 02:01
Profile E-mail WWW
Post new topic Reply to topic  [ 13 posts ]