|
View unanswered posts | View active topics
It is currently 09 Feb 2010, 07:30
Como eu faço minhas arte-finais
| Author |
Message |
|
elmorosa
Moderadores
Joined: 19 Nov 2004, 18:20 Posts: 3617 Location: Rio de Janeiro
|
 Como eu faço minhas arte-finais
Bom, em primeiríssimo lugar, rogo para que ninguém fique pensando que eu me acho o bonzão, o rei da arte-final, o bam-bam-bam, porque isso não é verdade. O que ocorre é que, sempre que eu posto um trabalho finalizado, muita gente mesmo me pergunta como eu faço a minha arte-final. Com medo de que tivessem uma impressão errada de mim, nunca criei um tópico a respeito, mas hoje me lembrei de como me foi válido um tópico em que o [ F ] postou um tutorial de colorização de um Hellboy e, nem por isso, deu a impressão de que ele se achava e tals, muito pelo contrário (o cara é humilde pra cacete). Então espero que isso possa ajudar vocês. Assim que arrumar uma câmera digital posto aqui mesmo umas fotos dos materiais que eu uso. Bom, chega de lenga-lenga e lá vai:
Material:
- 2 pincéis pêlo-de-marta Windsor & Newton, tamanhos 00 (só uso pra pequenos detalhes) e 01 (90% do tempo uso este): Aqui é a parte sinistra: TEM que ser Windsor & Newton. A diferença pra QUALQER outra marca é avassaladora. Tigre nem pensar! Pelo menos eu não consigo finalizar com Tigre...
- Papel cartão supremo 250 gramas Suzano ou Ripasa, face FOSCA: Não sei aonde vende isso. Eu compro numa papelaria industrial, que produz material para imprimir cadernos, material escolar, convites de casamentos, festas de 15 anos e afins. Compro uma folha enorme, maior que um A0, mas o carinha guilhotina na hora lá pra mim. Se é difícil de encontrar, a vantagem é o preço: muito mais barato que Canson. Quem tiver um livro mais recente (de uns 5 anos pra cá) da Editora Record, é só ver a capa. A Record imprime as capas dos livros nesse papel, só que na face brilhante. A face fosca, que eu uso, é a que fica em branco nos livros da Record.
- Canetas "nanquim" descartáveis Uni Pin Fine Line, Micron e Staedtler, espessuras que variam de 005 a 08: Essas sei que todo mundo tem e usa. Uso-as para detalhes retos e/ou que cujas linhas não possuam sinuosidades e diferenças de espessura.
- 1 caneta nanquim recarregável Staedtler espessura 1.2: Pra preencher os espaços negros (eu não consigo deixar pra fazer isso só no computador. Não sou profissional e não tenho prazos mesmo! Preencho tudo de preto no mãozão mesmo...)
- Nanquim: Não sendo escolar (se duvidar até escolar serve), vale tudo: O segredo está em AGUAR bem o nanquim. Vai virar um cinza escuro mesmo. Isso não importa, porque, quando você escaneia o desenho no modo bitmap/line art, todos os cinzas que forem mais que 50% de preto irão sair 100% preto mesmo. A água no nanquim facilita muito o deslizar do pincel.
- Gouache branco Talens: Para apagar os erros. Misturar sempre com um pouquinho (só um pouquinho!!!) de água, senão fica muito impreciso pra trabalhar. Muita água faz o gouache perder o "poder" de cobrir o nanquim também...
- Trapo: Pra limpar os pincéis
- Pincel pro gouache branco: Aí vale quase qualquer coisa. Eu uso um Pinctore 147 Marta Tropical tamanho 4 que eu já tinha aqui em casa.
- 2 potinhos de água: Sim, 2! Um pra limpar o pincel do gouache branco e outro pros pincéis de nanquim!!! Isso é bem importante. Estas tintas não podem se misturar NUNCA, principalmente quando se usa um pincel de R$40,00...
- Mesa de luz: Não é obrigatória, mas é legal pra deixar o seu trabalho limpo das manchas de grafite. As canetas "nanquim" descartáveis também falham muito quando você passa borracha por cima delas. A mesa-de-luz permite que você faça uma série de "montagens" no seu desenho também (exemplo: Se as pernas do seu personagem ficaram longas demais, você não precisa redesenhá-las todas. É só finalizar até certo ponto e depois literalmente subir o rascunho atrás do papel da arte-final. Resolvido o problema). O gozado de se trabalhar com a mesa-de-luz é que você muda de um extremo a outro. Se antes precisava do máximo de claridade possível, agora vai precisar da escuridão total pra desenhar... Hehehe...
Agora, os macetes...
Bom, eu já falei da parada de aguar o nanquim. O desenho vai meio que ficar num tom de 80, 90% de preto, digamos assim. Na hora de escanear, escaneie no mod bitmap/lineart com 1200 DPI. Isso vai fazer com que tdo que tiver mais de 50% de preto virar 100% de preto e tudo o que tiver menos vai virar branco. Depois disso, nessa ordem, passe a imagem para tons-de-cinza e DEPOIS converta-a para 300 DPI. A imagem vai encolher 4x e isso fará com que o serrilhado característico do modo bitmap/lineart suma.
IMPORTANTE: O pincel de nanquim NUNCA deve ficar sujo sem estar desenhando. Vai coçar a orelha? Espirrar? Pegar a borracha que caiu no chão? Limpe seu picel na água, muita água, e depois seque com o paninho. Senão seu pincel vai pro beléu em menos de 10 trabalhos. Tenho os meus há 3 anos... Terminou o trabalho? Eu sei que é gay, nojento, pederasta e mais o que vocês quiserem, mas TEM de dar aquela chupadinha básica no pincel pra ponta ficar certinha e você poder guardá-lo em segurança naquele cilindrozinho transparente que proteje a ponta do pincel. Não faça isso e corra o risco de destruir os pêlos da ponta do seu pincel.
Assim que você carrega o pincel com nanquim, muitas vezes ele fica sobrecarregado de tinta ou com pontas duplas. Pra resolver isso, tenha sempre uma folha de rascunho por perto pra dar umas riscadas avulsas e deixar o pincel melhor pra trabalhar.
Eu sempre prendo a respiração enquanto o pincel/caneta está tocando o papel. Aumenta bastante a precisão da mão, não sei porque.
Bom, gente, acho que é isso. Desculpem o testamento. Se lembrar de algo mais eu posto aqui, assim como as fotos.Espero, de coração, ter ajudado vocês, e que ninguém tenha ficado com a impressão de que eu me acho. Valeus!!!
_________________ Novos emoticons para receber críticas nos tópicos:
Quero críticas, mas com calma...
Quero críticas, sem dó nem piedade, taquem as pedras!
Last edited by elmorosa on 07 Feb 2006, 12:54, edited 1 time in total.
|
| 24 Oct 2005, 17:54 |
|
 |
|
SilMarques
Moderadores
|
 Mas isto tem que estar nos Tutoriais! É pra já...
[editado] Fique calmo, Elmo, trouxe pra cá porque este já é um tutorial! 
_________________ Silvana
Blog da Silvana - de volta!
@SilMarq no Twitter
|
| 24 Oct 2005, 19:44 |
|
 |
|
cartuman
Moderadores
Joined: 30 Nov 2004, 19:36 Posts: 3882 Location: Porto Alegre/RS
|
Vale mesmo pela aula! 
_________________ Sketchbook do Cartuman
DIÁRIO DO CARTUMAN
"Segundo Howard Pyle, o avô da ilustração americana, você precisa fazer o rascunho de uma cena de 50 jeitos e se imaginar como parte dela, e não só como um observador. Fazemos isso desde a nossa infância".
|
| 24 Oct 2005, 23:40 |
|
 |
|
Cristiane
Veterano
Joined: 06 Jun 2003, 11:47 Posts: 1008 Location: São Paulo - SP
|
Muito bacana Elmo! Obrigada por compartilhar com a gente! Legal seria se cada um postasse um pouquinho de seus métodos de trabalho...
Me diz uma coisa: você já tentou mexer nos níveis do Photoshop? Sempre que eu tenho que deixar uma imagem com área 100% preta, eu uso essa ferramenta, e ela automaticamente clareia o branco.
_________________ Cris Alencar
www.crisalencar.com
http://blog.cris.art.br
| 25 Oct 2005, 00:51 |
|
 |
|
elmorosa
Moderadores
|
Isso vale pra quem não faz arte-final com nanquim. Cris, eu não curto muito esse tipo de arte-final virtual. Só uso os níveis para escurecer meu desenho à grafite que irá ficar embaixo da folha na qual farei a arte-final. Isso facilita a visualização na mesa-de-luz.
Agora, mexendo simplesmente nos níveis para simular uma arte-final, você nunca conseguirá uma gama muito vasta de efeitos de volume através de sinuosidades e diferenças de espessura das linhas. É um método que está bem na moda, mas que eu não gosto. Prefiro o método clássico. 
|
| 25 Oct 2005, 06:51 |
|
 |
|
Alcode
Moderadores
Joined: 02 Jun 2003, 23:49 Posts: 6641 Location: Porto Alegre
|
Muito bom o tutorial Elmo. Faz horas que não trabalho com nanquim e é bom lembrar que é muito agradável!
Quanto a limpeza de pincel eu nao gosto de chupar os pelinhos. Abandonei esse habito quando vi o dono da loja fazendo  e pq começei a pintar com aquarela, acrilico e agora óleo. Dai nao dá
O que se faz nessas outras midias é lavar bem com agua e sabao neutro (lave bastante ate nao ter mais tinta na espuma do sabao e nem tinta na virola) e apos lavar, pegar um pouqinho de sabao e refazer a ponta dele com a mao pra ficar engomadinho e manter sua ponta fininha! :-)
Seria legal se tu postasse as etapas do processo, como fez no topico anterior, sem o tratamento digital, com as correçoes a guache e depois com o tratamento digital :-)
Obrigado pelo excelente tutorial :-)
_________________ Alcode Moderador do Fórum Central de Quadrinhos.com Al Blog - http://alcodeart.blogspot.com
|
| 25 Oct 2005, 10:16 |
|
 |
|
PC
Site Admin
Joined: 02 Jun 2003, 23:49 Posts: 4921 Location: São Paulo - SP
|
Muiiito bacana!! Se quiser mandar mais tutos fique a vontade, teu trabalho é excelente.
abraços,
_________________ Paulo César Hiroshi Arashiro
Editor Central de Quadrinhos.com
|
| 25 Oct 2005, 11:50 |
|
 |
|
Gilson Morais
|
Caraca, Elmo. Graaaaaande tuto.
Muito bom, mesmo, cara. E fique á vontade de mandar mais assim. A gente num vai pensar que vc é convencido não, prometemos.
Uma pessoa só ensina aos outros sem esperar nada em troca se tiver humildade. É isso.
Parabéns.
_________________ Um homem sem religião é como um peixe sem bicicleta.
|
| 25 Oct 2005, 13:20 |
|
 |
|
Daniel Guerra
Iniciante
|
Elmo seu bandido, vc é o bonzão!
Hahahahahahahahah!
brincadeiras à parte, obrigado velho por dividir um pouco do seu conhecimento conosco, somos eternamente gratos por isso.
Abração!
_________________ --------------
Hey you,
out there in the cold
getting lonely, getting old...
...can 'ya help me?
|
| 25 Oct 2005, 17:34 |
|
 |
|
soldado
Master
Joined: 14 Sep 2003, 17:14 Posts: 667 Location: rio de janeiro
|
muito legal, e muito respeito pela arte final tradicional, não é mole não.
onde vc compra esse papel? comprei em são cristovão um papel alta alvura 150 da suzano, gosto muito dele, mas os caras não cortaram não... devo ter umas 80 folhas gigantes de 96 cm de comprimento, e não consigo achar um lugar preu cortá-las. Quero cortar e encadernar pra fazer uns sketchbooks baratinhos.
| 26 Oct 2005, 21:43 |
|
 |
|
elmorosa
Moderadores
|
Eu compro numa papelaria próxima ao Museu de Astronomia, ali em São Cristóvão mesmo, sabe aonde é?
|
| 27 Oct 2005, 07:05 |
|
 |
|
Mr. M
Avançado
Joined: 03 Mar 2005, 16:13 Posts: 299 Location: RJ - Rio de Janeiro - Tijuca
|
Finalmente hein O Mister Elmo revelou-nos seus segredos
_________________ Mário Luis
|
| 28 Oct 2005, 12:36 |
|
 |
|
soldado
Master
Joined: 14 Sep 2003, 17:14 Posts: 667 Location: rio de janeiro
|
ok, vou procurar. sabe o nome ou tel da papelaria? valeu!
| 30 Oct 2005, 13:05 |
|
 |
|
Al.Everson
Iniciante
|
putz....valew DEMAIS pelo tutorial
muitissimo bom.......
valew!!!!
_________________ Eh isso ai!!!
|
| 03 Nov 2005, 22:29 |
|
 |
|
antonio_martins
Iniciante
Joined: 13 Nov 2005, 18:56 Posts: 62 Location: Ceara/Brasil
|
 Re: Como eu faço minhas arte-finais
olha, o winsor & newton é muito bom, mas muito caro e dificil de encontrar (pelo menos aqui em fortaleza). eu tenho e os adoro, mas o 309 da tigre também quebra um galho e é bom e a diferença não é tão grande assim não.
valeu
_________________ antonio martins junior
http://antonio_martins.uolkut.com.br
|
| 15 Nov 2005, 00:03 |
|
 |
|
Thiago
Master
Joined: 12 Aug 2003, 19:46 Posts: 696 Location: Porto Alegre
|
Eh realmente mais caro o W&N, tenho só um pincel dessa marca, tamanho 00 e trocaria todos os meus da Tigre e nacionais diversos por ele sem penar 2 vezes hehehe.
Nem to ganhando para fazer propaganda, mas o material importado nesse caso, dá de pau no nacional. Bom tintas nem preciso falar neh, pega um Nankim Talens ou W&N e compara com um nacional...
| 21 Nov 2005, 15:58 |
|
 |
|
Alucard
Veterano
Joined: 13 Dec 2005, 02:09 Posts: 1350 Location: Rio de Janeiro
|
po lindo!!! tudo q eu sempre quis saber e vc com medo de falar?!!? po vc tem q lembrar q tudo q é dito aki ajuda poxa eu vou procurar os materias e começar a praticar agora msm!!! valeu mt msm po nesse forum tb tem amadores bisonhos q num sabem nada como é o meu caso rsrs  vlw!!
_________________ viver é como desenhar sem borracha!!!quem quiser dar uma olhada meu sketchbook:
http://www.centraldequadrinhos.com/foru ... &start=520
http://heitors.deviantart.com/
|
| 09 Jan 2006, 01:38 |
|
 |
|
JB!
Iniciante
Joined: 20 Jun 2003, 18:22 Posts: 66 Location: São Sebastião
|
Ninguém usa mais o Bico de Pena??
_________________ No começo é assim, depois piora!!
jotabearte@yahoo.com.br
|
| 09 Jan 2006, 18:10 |
|
 |
|
elmorosa
Moderadores
|
Muito difícil eu usar. Mas apoio a utilização, hehehe!!! Pois os trabalhos com bico de pena ficam muito bonitos! 
|
| 07 Feb 2006, 12:49 |
|
 |
|
elmorosa
Moderadores
|
Adicionei no primeiro post um detalhe que eu havia esquecido, que diz respeito ao fato de eu sempre prender a respiração enquanto o pincel ou a caneta estiver em contato com o papel (ou seja, enquanto estou traçando). Aumenta bastante a precisão da mão, não sei porque. 
|
| 07 Feb 2006, 12:55 |
|
|