Post new topic Reply to topic  [ 4 posts ] 
Dúvidas em detalhes da Perspectiva 
Author Message

Post Dúvidas em detalhes da Perspectiva
Oi pessoal,

Esse ano eu comecei fazendo um intensivão em perspectiva,mas como eu não tenho a quem perguntar ao vivo e a cores sobre possíveis erros,recorro à ajuda dos universitários online =)

Antes de começar esse intensivão eu peguei daqui mesmo do site 2 imagens do tópico "Perspectiva em Diagonal",num apareciam só as linhas de um espaço fechado e o outro,um escritório com 3 pessoas dentro ( tenho essas 2 explicações impressas).
Me baseei nelas primeiro pra começar os primeiros traços :

Image

Image

Image

O que eu gostaria era de observações de vcs,pra saber onde ainda existem erros pra eu aprender mais.

Minhas maiores dúvidas são:

* Nos puxadores das gavetas da segunda e terceira imagens.Não sei bem se a perspectiva desse detalhe tá correta;

* Na segunda,o rodapé me causou um nó no cérebro...mesmo seguindo as linhas das imagens daqui,eu olhava olhava e não via aquilo que eu desenhei como coerente.

Essas 2 dúvidas são as prinicipais,mas claro q se houverem mais coisas a serem consertadas,sou toda ouvidos! =)

Só me perdoem pela sujeirada do papel,muita (muita mesmo!) borracha passou por ali hehe "Mal"de iniciante! Depois de tudo acertado, pretendo vetorizar cada uma delas.

Muito obrigada a todos!
Abraços!

15 Feb 2008, 16:01
Profile WWW
Iniciante

Não sou perito em perspectiva mas acho q posso lhe dar umas sugestões...

1º CENA - Ficou muito boa, pelo que vi utilizou 2 pontos de fuga... só a mesa q esta do lado direito deu a impressão de estar um pouco mais alta em relação aos demais móveis...

2º CENA - Referente a segunda cena há alguns detalhes a acertar...a perpectiva da gaveta esta diferente da perspectiva da mesa... pelo q entendi vc usou um ponto de fuga para a gaveta e outro ponto de fuga para a mesa...
Quanto ao puxador da gaveta a perspectiva dele não ficou boa... uma dica seria fazer um esboço bem geometrico...retangular mesmo...e "depois" vc arredonda o puxador... se for tentar fazer o puxador arredondado direto vai dar um bom trabalho...
O rodapé eh o mesmo caso da gaveta... pelo q da a entender vc usou um ponto de fuga só para o rodapé

3º CENA - O puxador esta melhor q em relação a cena 2 porem o q imagino ser a "gaveta" do teclado onde vemos o mouse a perspectiva esta diferente em relação ao restante da cena...

Bom... eh complicado explicar perspectiva por escrito... um esboço ajudaria melhor... posteriormente posso esboçar algumas linhas de referencia em cima do seu desenho...
Vc tem um ponto positivo por ser detalhista, a 3º cena por exemplo os papeis no lado do porta caneta...alguns caidos e tals.. da um ar de naturalidade pra cena... isso eh bacana...

Bom...espero ter ajudado!

SKETCH BOOK: http://www.centraldequadrinhos.com/forum/viewtopic.php?t=9990
BLOG: http://rabiscandonaprancheta.blogspot.com
Ilustração, Desenho e muito Rabisco!!

15 Feb 2008, 20:36
Profile E-mail

Primeiro,te agradeço por ter me respondido de forma clara e do q eu realmente precisava.Sua análise ajudou muito!

A partir dela, eu me toquei de uns dos meus erros - gravíssimo até - eu fiz todos eles com a ajuda da mesa de luz ( na verdade a mesa de luz foi a janela hehehe) Eu botei meu desenho por cima do desenho que falei que peguei aqui,pra visualizar todas as linhas da perspectiva ao mesmo tempo q desenhava.Meu erro grosseiro,mas que me toquei só agora - quando vc falou que usei 2 pontos de fuga - foi porque eu algumas vezes eu deslizei minha folha por cima da impressa. Isso,porque em alguns momentos meu desenho não casava com as linhas do impresso ( as linhas terminavam antes do meu desenho).Isso é totalmente errado em se fazer né?
Acho que o ideal é ter toda aquela perspectiva num A3,ao invés de num A4....dai qndo eu desenhar num A4 vou ver melhor isso.

E no caso da perspectiva do puxador das gavetas nos 2 deles eu usei um pouco os fundamentos do desenho técnico,usei compasso,fiz marcação,tudo "como manda o figurino" ( não pra desenhar uma elipse,mas p. me aproximar disso...).Não comecei arredondando de cara não...mas vou analisar isso procurando referências.

Uma perguntinha: vc fez isso que vc falou,de esboçar linhas em cima do meu desenho?
É q eu vi no blog isso,hj, mas não tem seu nome lá.Se foi,muito obrigada,eu guardei comigo.

Abraços!

17 Feb 2008, 01:41
Profile WWW
Iniciante

Que bom que consegui ajudar...
Trabalhar com uma folha A3 acho q vai te dar mais liberdade pra trabalhar mesmo...
Sobre o puxador só tome cuidado com a técnica q estiver usando, pois o desenho técnico geralmente utiliza linhas paralelas e vc esta utilizando ponto de fuga (onde as linhas saem de um determinado ponto e vão se separando) asvezes uma técnica não se aplica ao estilo de desenho em q vc esteja trabalhando.
Há muitos tutoriais na internet de perspectiva e até memso aqui no central, se não me engano havia um tópico exclusivo de perspectiva acredito que ainda exista.
Sobre esboçar em cima do seu desenho eu não esbocei, acredito que foi outra pessoa... rs

Abraços!

SKETCH BOOK: http://www.centraldequadrinhos.com/forum/viewtopic.php?t=9990
BLOG: http://rabiscandonaprancheta.blogspot.com
Ilustração, Desenho e muito Rabisco!!

17 Feb 2008, 11:07
Profile E-mail
Post new topic Reply to topic  [ 4 posts ]